segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Células tronco embrionárias

As células tronco embrionárias podem se transformar em qualquer outro tipo de célula e embora apresente esta importante capacidade, as pesquisas médicas com estes tipos de células ainda encontram-se em fase de testes. As células embrionárias, atualmente cultivadas em laboratório, são obtidas a partir de um embrião nos estágios iniciais de desenvolvimento, na fase anterior à implantação no útero materno, ou seja, o blastocisto, localizadas em seu interior formando a chamada massa interna de células, constituída por cerca de 30-35 células, enquanto a camada de células exterior do blastocito vai originar estruturas extra-embrionárias como a placenta e o saco amniótico. À medida que o embrião se desenvolve, as células tronco embrionárias do interior do blastocisto se diferenciam em todos os tipos de células do nosso organismo como sangue, pele, músculo, fígado, cérebro, etc.

Células-tronco embrionárias com capacidade de formar diferentes tipos de células.

As células tronco embrionárias são classificadas como:
  • Células tronco pluripotentes ou multipotentes - São as células tronco que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, exceto a placenta e as membranas que envolvem o embrião. Estas células tronco, encontradas nos embriões, igualam-se às anteriores em importância para as pesquisas científicas devido ao seu potencial para a “construção” de órgãos inteiros como o coração, pâncreas, fígado, etc.
  • Células tronco totipotentes: Correspondem às células resultantes das primeiras divisões do ovo, após a fecundação. Encontram-se nos blastocistos, sendo as mais importantes para o progresso das pesquisas científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário