domingo, 16 de outubro de 2011

Bahia é destaque em pesquisas com células-tronco





As pesquisas com células-tronco na Bahia estão entre as mais avançadas do mundo. Em alguns casos, o estudo mostra resultados promissores em pacientes humanos. O título de primeiro estado no mundo a desenvolver experiências com células-tronco para tratar doenças do coração, motivou cientistas baianos a investir em novos estudos. Nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, em Salvador, estão sendo analisadas outras fontes para retirada de células-tronco.

‘Podemos retirá-las do tecido adiposo, parte que é muito rica em células-tronco’, afirma a pesquisadora Milena Ribeiro. Os cientistas estudam a atuação destas células no tratamento de doenças como Diabetes e lesões no fígado. Em outro estudo, agora no hospital Português, em Salvador, células-tronco, retiradas da medula óssea, estão sendo usadas no tratamento das doenças imunológicas. Uma delas é a Esclerose Lateral Amiotrófica, que pode paralisar os movimentos do corpo e não tem cura.


‘O que nós podemos fazer é retirar um grupo de células ingênuas e capazes de reconstituir o sistema imunológico, destruir o sistema imunológico que está agressivo e devolver estas células ingênuas para um ambiente que não tem mais nenhuma hostilidade’, explica o pesquisador Ronald Pallota. Uma das pesquisas com células-tronco em fase mais avançada no país é a da terapia para tratar problemas cardíacos provocados pelo Mal de Chagas, doença que atinge seis milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.


O estudo pioneiro foi feito na Bahia. Na primeira fase, iniciada há seis anos, 30 pacientes receberam as células-tronco. Nesta segunda fase, o Ministério da Saúde está financiando a pesquisa. Cerca de 1,2 mil pacientes no país estão sendo acompanhados, 140 na Bahia. ‘Dos pacientes que estão em fase terminal há dois ou três anos, 100% vão a óbito. Já no grupo que nós fizemos células-tronco, não ocorreu essa mortandade’, informa o pesquisador Ricardo Ribeiro.
*fonte: BATV

Nenhum comentário:

Postar um comentário